Infecção Urinária – O que é?

A infecção urinária é uma infecção do trato urinário, que pode incluir os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra. Quando bactérias se multiplicam em excesso em alguma parte do sistema urinário, ocorre uma infecção. Normalmente a lavagem do sistema urinário com a urina costuma ser um mecanismo de defesa eficaz contra a acumulação de bactérias, mas por vezes isso não é o suficiente.

Os sintomas de infecções urinárias são bastante desagradáveis, dolorosos e perturbadores, porém não são fatais. Apesar disso é necessário muito cuidado porque se a infecção não for tratada e se espalha para os rins, torna-se um grave problema de saúde que exige intervenção médica imediata.

As infecções urinárias podem afetar homens e mulheres, mas as mulheres são mais suscetíveis devido à sua anatomia. Tanto adultos como crianças são afetados, porém os adultos sofrem mais incidentes deste tipo de infecção.

A infecção pode ocorrer em vários lugares do trato urinário, e o tratamento é variável consoante o lugar. A maioria dos casos ocorre na uretra ou na bexiga e o tratamento é bastante simples. Quando a doença é tratada imediatamente, os efeitos da infecção urinária não duram mais do que uma semana.

Infecção Urinária Recorrente

Muitos pacientes com problemas de infecções urinárias recorrentes ganham resistência a antibióticos. Isto torna o tratamento mais difícil, pois é necessário mudar de antibióticos para serem eficazes. O consumo regular de antibióticos tem várias consequências para a saúde e aumenta cada vez mais a resistência, tornando-os cada vez menos eficazes.

Nestes casos é necessário apostar na prevenção e no tratamento das infecções urinárias, descobrindo e modificando os hábitos que tornam você susceptível a este problema de saúde.

Existem remédios caseiros para a infecção urinária que baseados em produtos naturais e fitoterápicos. Os melhores tratamentos são aqueles que envolvem vários métodos que combinados oferecem as melhores chances de cura.

Causas da Infecção Urinária

As infecções do trato urinário (ITUs) são causadas por bactérias que entram na uretra, o tubo que transporta a urina para fora do seu corpo. Seu corpo produz grande quantidade de agentes naturais no interior da bexiga, que são ácidos e mantêm a urina estéril. Porém, se as bactérias entra na uretra, a bexiga ou o trato urinário podem ser infectados.

As bactérias podem vir de várias fontes, mas na maioria dos casos, uma infecção urinária é causada pelas bactérias da matéria fecal que se deslocam para a área ao redor da uretra. Essa bactéria, mais comumente a Escherichia coli (E. coli), é o agente infeccioso responsável por mais de 70% dos casos de ITU.

Existem outros fatores de risco que também fazem você mais propenso a desenvolver a infecção urinária. Eles são:

  • Diabetes
  • Gravidez
  • Tomar pílulas anticoncepcionais
  • Parceiros sexuais novos, múltiplos, frequentes, ou relações sexuais intensas
  • Irritação de limpadores de pele agressivos ou contraceptivos como diafragma ou espermicidas
  • Histórico de infecções urinárias, especialmente se você tem mais de uma em cada seis meses

Se você tem uma infecção urinária não se preocupe porque aqui você vai encontrar ajuda para o seu tratamento. Veja mais informação nos nossos artigos sobre o diagnóstico, os sintomas, tratamentos convencionais, tratamentos naturais da infecção urinária.

Comentários

  1. Macibere diz

    Estou sentido ardência ao fazer chichi. O que posso tomar, imagino que seja infecção urinária.

  2. Ivone Carneiro Machado diz

    Tenho seguidamente infecção urinária. Gostaria de saber se existe algum tratamento natural para isso, sem uso de antibioticos.

    • Rosa Dias diz

      Você pode usar o suco da fruta cramberry, que dos sucos naturais é o mais indicado para curar infecção urinária. Espero que tenha ajudado.

  3. Luciane Marciano diz

    Tenho infecão urinária uns quatro anos. Não sei mais o que fazer, sinto muita dor ao urinar e fica queimando direto.

    • Rosa Dias diz

      Suco da fruta cramberry ajuda muito, mas uma bolsa de água quente sobre a região da bexiga ou dos rins pode atenuar bastante a dor também. Boa sorte. Espero ter ajudado, pois bem sei o que é sofrer desse mal repetitivo, que me atormenta a longos 25 anos, sempre indo e vindo do médico sem obter resultados favoráveis.

  4. Elaine diz

    Infecção diária, curo com remédios uma semanaa, dias depois volta… O que fazer? Não guento mais gastar com médicos.

  5. João Monteiro diz

    A infecção urinária também afecta no desenvolvimento dos órgãos genitais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>