Tratamento de Infecção Urinária

O método convencional de tratamento da infecção urinária é através da prescrição de um antibiótico. É importante confirmar o diagnóstico da infecção do trato urinário com um médico para ele poder prescrever um dos vários antibióticos existentes.

No caso de uma infecção urinária recorrente, o tratamento convencional é um antibiótico de dose baixa durante um período mais prolongado, a fim de se evitar que as bactérias se reproduzam em excesso.

O remédio ou tratamento prescrito depende de vários fatores: o local da infecção (se é no trato urinário superior ou inferior), o tipo de bactérias, alguma alergia que o paciente possa ter, a gravidade da infecção e, mais frequentemente, uma possível resistência a algum antibiótico.

Em casos graves de infecção renal (infecções no trato superior), o paciente deve ser tratado no hospital com medicamentos por via intravenosa. A hospitalização pode ser necessária em alguns casos, como em casos de gravidez ou quando o paciente estiver tendo náuseas, vômitos ou desidratação severa.

Se a infecção foi causada por um fungo, como a candida albicans, não são prescritos antibióticos. A candidíase é tratada com medicamentos antifúngicos específicos este tipo de infecção.

Tratamento de Infecções Urinárias Recorrentes

Há cada vez mais as pessoas com problemas de infecções urinárias recorrentes ou crônicas a recorrer a medidas alternativas para tratar e travar o início das infecções. Uma terapia de prevenção de infecções urinárias é um método mais saudável e confortável do que depender de antibióticos a cada infecção recorrente.

O tratamento natural para a prevenção das infecções urinárias é bem sucedido e muitas pessoas têm ficado livres do problema apenas com uma ligeira mudança nos hábitos. Este tipo de tratamento ajuda essas pessoas a aprendender a reconhecer os seus sinais de início da doença e incentiva o seguimento e desenvolvimento de um plano para prevenir e tratar a doença. Para saber mais como prevenir as infecções urinárias veja os nossos outros artigos sobre os alimentos e a dieta contra a infecção urinária e outras formas de fortalecer o seu sistema imunológico.

Prevenção de Infecções Urinárias

Algumas das maneiras mais fáceis de prevenir uma infecção urinária e de tratar uma infecção da bexiga são as seguintes:

  • Higiene no banheiro. Limpe sempre da frente para trás após o uso do banheiro.
  • Mantenha a área genital limpa e lave-a cuidadosamente antes e depois do sexo.
  • Não segure a urina. Vá ao banheiro quando você sentir vontade.
  • Não tenha pressa ao urinar, pois isso pode causar o esvaziamento incompleto da bexiga.
  • Beba muita água e não beba bebidas doces.
  • Se você usa o diafragma como método contraceptivo, considere discutir uma alternativa com o seu médico.
  • Considere tomar suplementos de prevenção da infecção urinária – por exemplo, a vitamina C (na forma de ácido ascórbico) pode acidificar a urina e tornar o trato urinário inóspito para bactérias que causam infecção.

Tratamentos Naturais e Alternativos

Existem muitos suplementos no mercado para o tratamento de infecções do trato urinário, alguns fáceis de encontrar, alguns mais difíceis. Apesar disso, é preciso ter alguns cuidados! Os sucos de fruta são, por um lado, excelentes para aumentar a acidez da urina, mas, por outro lado, se eles estiverem açucarados, vão tornar o problema de infecção urinária ainda pior.

Existem vários tipos de chás que são altamente eficientes na prevenção dos ataques de infecção urinária e para o tratamento dos seus sintomas quando começam a ocorrer. Chás são particularmente bons, porque eles não contêm açúcar e têm diurético natural e propriedades antissépticas.

Bons suplementos e vitaminas também são essenciais como parte de um plano de prevenção, pois contêm quantidades concentradas de ingrediente ativo para o tratamento da infecção urinária e pouco ou nenhum açúcar.

Se você decidir que não quer continuar tomando cada vez mais antibióticos, e quer tratar a infecção da bexiga de uma forma natural, uma boa ideia é investir algum tempo para aprender tudo sobre a infecção urinária e as suas causas no seu caso em particular. Assim, você pode criaro seu próprio plano de prevenção e tratamento de infecção urinária e utilizar suas armas quando você sentir que ela está chegando.

 

Comentários

  1. Ariete M.Victor diz

    Gostei do conteúdo, aprendi muitas coisas.

  2. Manuela Madeira diz

    Tenho infecções urinárias recorrentes quase sem sintomatologia. Apenas o cheiro e acidez da urina. Só com cultura de urina se detecta em análise. O último tratamento que fiz foi de antibiotico a 750mg 15 dias, mas so ficarei a saber de novo se a tenho caso faça análises à urina e pela velocidade de sedimentaçao (análise do sangue).
    Algum urologista quer ser meu amigo e concretizar melhor esta situação e se há algum preventivo que não seja antibiótico de baixa potência e tomas prolongadas? Esta ultima infecção foi impeditiva de fazer cirurgia a coluna. Corre-se o risco de uma septicemia.

    • Dr. diz

      Cara Manuela, com uma dieta adequada é muito provável previnir essas pequenas infecções recorrentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *